Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Projeto de Leitura: Conta pra Mim

Escola Municipal Monteiro Lobato,

Campo Verde, MT, ano de 2011.


Projeto: “CONTA PRA MIM”

Tema: “Despertando a paixão pela Leitura”

Publico Alvo: 2º ANO “B”

Área do conhecimento: Alfabetização/leitura de livros

Justificativa

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.


Objetivos

 Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

 Tornar a leitura um ato prazeroso.

 Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto Conta pra Mim, para que se torne um hábito familiar.

 Estimular os alunos a participar ativamente do projeto.

Conteúdos:

Escolha do livro na biblioteca da escola.

Desenvolvimento:

 Escolher o próprio livro na biblioteca da escola, aquele que o mais encantar e leva lo para serem lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outros familiares.

Conteúdos atitudinais:

O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho bem diferente e coletivo, onde haja o envolvimento dos familiares envolvidos, estimulando assim a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, discutindo-os com os filhos.

Pensamentos:


"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo) "A leitura nutre a inteligência." (Sêneca)

Procedimentos metodológicos:

Eu professora Cida, baseada em conhecimentos obtidos de várias interações com os alunos fez me ver a necessidade de criar um projeto que envolva os alunos e seus familiares numa atividade prazerosa e envolvente proporcionando a eles um momento de leitura fora da escola de uma maneira diferente. Toda sexta-feira quatro alunos, escolhidos em forma de sorteio, levaram para casa o seu livro preferido, escolhido por ele mesmo e uma folha de registro, na bolsa por três dias e levará para casa para ler com os pais e fazer o registro sobre a história, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir, podendo também ser apresentado na forma teatral. Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, fará um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura, podendo assim apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.

Recursos:

Livros de interesse para as crianças da biblioteca da escola e fichas de leituras, quatro bolsas decorada chamativa para criança.


Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

Culminância:

Ao final do projeto, quando todos tiverem uma paixão por leitura irão poder apreciar uma Feira de Livros na escola podendo até mesmo comprar, “adquirir” um livro de sua preferência.

OBS: Na bolsa também ira uma explicação para os familiares de como poderá ser realizado as atividades, o projeto em si e todo procedimento para que eles tomem conhecimento do projeto: CONTA PRA MIM.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Projetos Pedagógicos: Uma maneira lúdica de ensinar

Foi maravilhoso ter participado desse curso e conhecer você Elaine Patrícia



Marcela, você foi muito legal, foi ótimo te conhecer!
Eu que fiz!

Educafono
Esse pessoal trabalha para uma excelente Educação.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto de Leitura: Conta pra Mim

"CONTA PRA MIM!"


O nome é muito fofo!!!



Tayná Vitor








































































































































































































domingo, 14 de novembro de 2010

A turma degustando "SALADA DE FRUTA"












plano de aula sobre "ALIMENTAÇÃO"

  • Escola municipal Monteiro Lobato
    Bairro Jupiara, Campo Verde, MT.

    Plano de aula do dia 08 ao dia 12 de novembro de 2010.
    Duração: 5 aulas
    Disciplina: será Globalizada, focando mais na área de Ciências.

    “Lembrem-se de que adotar bons hábitos alimentares é o início de um estilo de vida mais saudável”.


    Conteúdos:
    Þ • Os vários tipos de alimentos.
    Þ • Uma alimentação saudável.

    Objetivos:

    Þ • Observar imagens e extrair delas informações. • Perceber a importância de uma alimentação saudável. • Reconhecer alimentos saudáveis.

    Metodologia pedagógica:


    Iniciar o tema listando com os alunos os alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer.
    Mostrar imagens de alimentos variados, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, leite, e perguntar o que comem o que não comem e o que nunca experimentaram. Discutir o assunto com a classe.
    Mostrar aos alunos, que desde que nasceram passou por diferentes fases de alimentação de acordo com o desenvolvimento de seu corpo: leite da mãe, frutas amassadas, papinhas. Dando ênfase na amamentação e comparar com outros mamíferos. Aula em conjunto com Educação Física para que o aluno sinta sua musculatura, pele, ossos e, com a orientação da professora, perceba que um corpo saudável se forma pela alimentação. Que músculos, pele, ossos são compostos de substâncias retiradas dos alimentos desde que estavam na “barriga” da mãe.
    Discutir os problemas da desnutrição, a falta de energia, problemas de visão, de pele etc.
    Conversa sobre a importância da higienização antes de preparar algo na cozinha.
    Preparar determinados alimentos na cozinha da escola (sucos, vitaminas, saladas de frutas) é uma excelente oportunidade de fazer com que as crianças experimentem alimentos que não estão acostumadas a comer, e tornar o momento prazeroso.

    Þ Textos informativos
    Þ Histórias infantis
    Þ Cartazes contendo exemplo de merenda não saudável.
    Þ Cartazes contendo exemplo de merenda saudável.
    Þ Atividades impressas
    Þ Lista de frutas e verduras (ditado)
    Þ Versinhos, freses
    Þ Atividades rítmicas e expressão corporal
    Þ Atividades com tema gerador
    Þ Palavras Cruzadas de frutas e legumes,
    Þ Receita de vitaminas, suco e salada de frutas.
    Þ Pintura de Atividades.
    Þ Desenho livre
    Þ Auto Ditados com figuras de frutas e legumes
    Þ Sorteio de palavras (leitura)

    Materiais pedagógicos:

    Þ Aparelho de som e TV
    Þ Cd e DVD
    Þ Livros da biblioteca
    Þ Mural
    Þ Papel pardo
    Þ EVA
    Þ Color set
    Þ TNT
    Þ Frutas da época trazidas pelos alunos
    Þ Materiais de consumo dos alunos.





    Culminância:

    Salada de fruta

domingo, 3 de outubro de 2010

Chegou a Primavera!!!!!!!!!!!!


-Onde vai, Joaninha? /-À casa da vizinha
Ver se ela tem tinta /para as minhas pintas.
-Você gosta de cores? /-Claro, pois vivo entre as flores.
Comendo os pulgões /que estragam as plantações
E acaba com verde / tão gostoso de ver-se.
Mas chega de papo / que o sol já vai alto!
-Então adeus, Joaninha. / Então adeus, vizinha.

DESENVOLVIMENTO:
Brincadeira do o que é o que é?
Sou pequeno, mas sou considerado um defensor da natureza.
Toda criança gosta de mim. Sou muito dócil, mas, quando estou em perigo, solto um cheirinho que espanta meus inimigos.
Vivo na natureza.
Gosto de ficar no meio das flores.
Quem sou eu?
Apresentar o poema:
Comentários sobre o poema
Curiosidades sobre a joaninha:
Existe em milhares de espécies na natureza. Alimenta-se basicamente de pulgões e outras pragas e por isso é considerada um defensor da natureza. Quando se sente ameaçada, solta um cheirinho desagradável para espantar os inimigos.
Dramatizando com fantoche o poema: (dramatizar o diálogo entre a joaninha e a vizinha)
Música (Cantar Tim,tim tim...)
Fazendo arte:
1. Joaninha de papel color sete, nas cores preto, vermelho, verde, amarelo, montar e completar uma cena. Mural da natureza (ambiente em que a joaninha














Caminhada ecológica
























































Projeto: Brinquedos reciclados com garrafa PET