Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Projeto: Me conte uma História

Projeto: ME CONTE UMA HISTÓRIA


Tema: Incentivando a leitura

Publico Alvo: 1º ano “A”

Área do conhecimento: Alfabetização/leitura de livros

Justificativa

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.

Objetivos

Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

Tornar a leitura um ato prazeroso.

Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

Estimular os alunos a participar ativamente do projeto.

Estrutura Programática

Conteúdos:livros da biblioteca.

Desenvolvimento:

Através de uma roda de conversa e escolhas de livros feita com os alunos da sala, na sala de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, discutindo-os com os filhos.

Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.

Procedimentos metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.

Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.

Recursos: Livros de interesse para as crianças.

Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Projeto: Brinquedos reciclados com garrafa PET